Home PortugalLisboa A Lisboa alternativa na LxFactory

A Lisboa alternativa na LxFactory

por 2serependiters
1 Comentário

Recentemente temos lido frequentemente que a cidade de Lisboa é a nova Berlim. Por vezes, a própria percepção que temos da cidade altera-se com uma simples viagem, como podem ler aqui. Tendo já estado em Berlim, podemos dizer que esta comparação não tem muito sentido, pois são cidades que pouco ou nada têm em comum, no entanto, neste cantinho de Lisboa, essa aparente semelhança materializa-se num espaço único e cheio de bons e momentos, sempre relaxados e para aproveitar a vida ao máximo. Falamos da LxFactory!

LxFactory – Porquê visitar?

Quisemos escrever sobre este espaço, não pela fama que tem, mas pelos recantos que oferece a descobrir e por apresentar uma oferta tão distinta daquela a que estamos habituados em Lisboa. Ocupando os antigos edifícios da companhia Industrial de Portugal e das Colónias e da tipografia Anuário de Portugal, o estilo arquitectónico do local leva-nos a viajar até ao auge do período industrial do século XX, com os seus armazéns altos, muros extensos e escadas metálicas que preenchem as fachadas dos edifícios mais altos.

LxFactory – O que visitar

Livraria Ler Devagar

Este é um daqueles locais em que facilmente ficamos uns minutos apenas a contemplar o que se apresenta à nossa frente, por tão diferente e fantástico que é. Esta é uma daquelas livrarias que seria famosa em qualquer lado do Mundo, mas felizmente, está aqui tão perto em Lisboa. Dentro da antiga tipografia, e onde ainda é possível visitar as máquinas que antes davam vida ao local, encontramos agora livros, milhares deles, dispostos em grandes estantes que preenchem o piso térreo e o 1º andar.

O átrio de entrada deste local torna-se ainda mais fascinante quando por cima de nós encontramos uma bicicleta suspensa que parece desafiar toda a sobriedade do local e por momentos transportar algum do espírito radical que predomina na LxFactory. Aqui podem encontrar livros novos e mais antigos a óptimos preços.

Se quiserem por a leitura em dia acompanhados de um café, existem também um espaço muito agradável onde é possível fazer uma boa pausa, longe de confusões e rodeado de máquinas antigas e livros.

Retro Shop

Escondida num recanto está uma das nossas lojas favoritas da LxFactory. A Retroshop é um daqueles locais em que facilmente conseguimos adquirir ou trocar produtos que marcaram outros tempos, mas que ainda hoje, continuam a ser interessantes do ponto de vista do design, decoração ou lazer. Aqui encontrámos painéis neon, gira-discos, utensílios de cozinha que nos relembram a casa dos avós, entre muitas outras coisas.

A maioria dos produtos são de estilo urbano, punk ou revival. A entrada para a loja é feita a partir de um recanto com murais pintados e cuja a envolvência nos transporta facilmente para um qualquer beco, talvez em Nova Iorque! Não deixem de explorar as várias lojas existentes no piso térreo do edifício principal e se encontrarem escadas ou elevadores abertos, deixem-se perder neste local. Garantimos que vai valer a pena!

Lisboa Alternativa - Lxfactory
Mural junto à Retroshop

Rio Maravilha

No ponto mais alto do complexo fica o restaurante e bar Rio Maravilha. Depois de subirmos vários lanços de escadas num ambiente industrial, com janelas preenchidas e graffiti e autocolantes nos patamares, e após passarmos a uma “porta” de fitas grossas como se estivéssemos e entrar no talho, chegamos ao estranho mas fascinante bar e restaurante Rio Maravilha.

A zona de bar é extravagante, com um estilo punk cosmopolita, mesas e cadeiras largas, luzes mortiças mas de cores vivas e mobiliário vintage. Não podemos deixar de reparar no grande móvel de estilo pesado onde ainda se pode ler nas gavetas “Acta neurológica portuguesa, 1960”.

Destacamos o terraço, com uma vista fantástica para a ponte 25 de Abril e para a zona de alcântara e um dos sítios mais relaxados onde beber um copo ao fim da tarde, com música agradável e num ambiente tudo menos habitual! O único ponto menos positivo que temos a apontar são os preços, claramente mais altos para aquilo que o português comum está normalmente disposto a pagar. Ainda assim, recomendamos totalmente o espaço!

Lisboa Alternativa - Lxfactory
Vista do terraço do Rio Maravilha

Murais / Mercados de Rua

Todo o complexo da LxFactory está povoado de murais e pinturas que animam as fachadas dos edifícios há muito abandonados, mas agora cheios de vida. Curiosamente, a maioria dos murais contêm mensagens escritas, alusivas a um espírito mais rebelde, tão em linha com o local. Encontrámos também aqui alguns dos melhores graffiti de Lisboa, com cores vivas e mensagens sublimes.

Nas ruas principais da LxFactory encontramos também vários vendedores, com produtos tão variados que vão desde roupa até máquinas fotográficas do início do século XIX. Sugerimos também que visitem as várias lojas de produtos nacionais e também os vários cafés e esplanadas que povoam todo o complexo.

Existem mais locais que merecem a visita dentro do complexo e sobretudo, pequenas lojas e galerias que proliferam quase semanalmente, um pouco à boleia do espírito de modernização que parece vigorar em Lisboa e com proliferação de cada vez mais StartUps e negócios criativos.

Passámos uma bela tarde neste local e certamente que será sempre uma das nossas opções para um bom final de tarde ou para um jantar num ambiente diferente, num dos muitos restaurantes de qualidade que também abriram portas neste local. Não deixem de visitar a Lxfactory e conheçam uma Lisboa oculta e diferente do habitual.

Sugerimos

1 Comentário

Cristina Fevereiro 11, 2019 - 1:10 am

É realmente um sitio único. Já lá fui várias vezes mas nunca levei a máquina fotográfica, um dia que leve, faço também uma reportagem fotográfica. Adorei a vossa visão do local.

Responder

Deixe um comentário